PETRÓLEO EM SALINAS

Costa de Salinópolis está na área de influência dos dois poços
(Foto: David Alves/Agência Pará)
Exploração de petróleo na costa paraense é viável
Já é fato comprovado a existência de petróleo na costa paraense, à altura de Salinópolis, onde a Petrobras vem trabalhando, desde o início do ano, em trabalhos de pesquisa. A dúvida que havia – e que ainda persiste – é quanto à viabilidade da exploração comercial do petróleo. Agora, até essa dúvida começa a desaparecer, diante de indícios repetidos, e cada vez mais fortes, de que as reservas de hidrocarbonetos do litoral paraense são comercialmente exploráveis.
Desde o primeiro trimestre a Petrobras já emitia sinais, por gestos e mensagens subliminares, de que evoluíam de forma satisfatória os trabalhos de exploração no litoral norte. Prova disso foram dois eventos realizados em Belém. No primeiro trimestre do ano, o seu gerente geral de avaliação e interpretação das bacias da margem equatorial, Otaviano da Cruz Pessoa, esteve aqui para um encontro com a imprensa paraense. Na palestra, proferida no Crowne Plaza, o executivo da Petrobras se mostrou otimista e confiante ao falar sobre as perspectivas quanto à possível existência de petróleo e gás na região.
Mais tarde, já nos primeiros dias de junho, a Petrobras reuniu em Belém um pequeno grupo de jornalistas convidados e lhes ofereceu um curso de informações básicas sobre a indústria do petróleo, cobrindo desde a fase inicial, marcada pelas primeiras descobertas, até os dias atuais. Ali ficou visível o interesse da empresa em buscar aproximação com a imprensa de Belém, mais notadamente com os jornalistas rotineiramente afeitos à cobertura econômica. É improvável que a estatal, antes sempre fria e distante, viesse a ter agora essa preocupação se não houvesse a perspectiva real da descoberta de hidrocarbonetos na costa paraense. Detalhe que, ressalte-se, não escapou na época à percepção da equipe do DIÁRIO DO PARÁ.
Os fatos até aqui relatados, porém, eram somente indícios. Agora a situação começa a mudar com o aparecimento de evidências. Ainda na edição de ontem, o jornalista Mauro Bonna, sempre muito bem informado, noticiou, em sua coluna ‘Negócios’, que já foi confirmada a viabilidade da exploração comercial do petróleo descoberto em Salinas. “Há petróleo viável na costa do Sal”, afirmou a nota de Mauro Bonna. Acrescentou que, embora a ANP (Agência Nacional do Petróleo) demore no anúncio oficial, já foi concluída positivamente a abertura do primeiro poço. (Diário)

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV