MARABÁ RECEBE GOVERNO ITINERANTE A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA


 Depois de passar por Santarém, a sede administrativa do Governo do Estado será transferida para Marabá, na região sudeste paraense, a partir desta terça-feira, 30, até o dia 1º de setembro, na programação itinerante de Governo. A medida tem como objetivo descentralizar as ações públicas voltadas para a educação, saúde, cultura, segurança pública e desenvolvimento sócio-econômico. Durante os trabalhos do Governo Itinerante, o governador Simão Jatene irá despachar da cidade e acompanhará diversas ações e obras que estão sendo desenvolvidas na região, bem como realizará audiências públicas e aprovará recursos.
 Esta é a segunda experiência de governo itinerante neste mandato do governador Simão Jatene. Ele deve transferir a sede administrativa do Estado, ainda este ano, para outros municípios caracterizados como polos de desenvolvimento do Pará, a fim de descentralizar a gestão, vivenciar as questões mais urgentes de cada região e valorizar as populações desses locais.
Entre as ações que estão sendo realizadas, em Marabá, está a do Pro Paz Cidadania, que reúne desde sábado, 27, no ginásio Renato Veloso, uma série de serviços e atividades das secretarias de Estado, como emissão de documentos pessoais, corte de cabelo – que será doado para vítimas de acidentes de motor de barco, as escalpeladas - curso de maquiagem; palestras e oficinas sobre diversos assuntos, entre eles o empreendedorismo, em parceira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);  atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos, com a confecção imediata de óculos para os pacientes que necessitem, e a doação de medicamentos no ônibus farmácia.
Toda a programação acontece de 8h às 16h, de domingo à quinta-feira. Ainda na programação do ginásio Renato Veloso, todos os dias, até quinta-feira, 1º, haverá uma programação cultural com shows de artistas de Belém e Marabá, sempre às 19h.
Atenção a produtores rurais e ao trabalhador
Ag.Pará
Por causa do potencial de produção rural da localidade, ainda no ginásio Renato Veloso, durante o Pro Paz Cidadania, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizará o atendimento do agricultor familiar. Já é prevista a recepção de uma caravana de 30 agricultores da “Comunidade Centrão”, que serão o público alvo de serviços de emissão de documentos pessoais.


Os produtores também poderão contar com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor). Haverá exposição e comercialização de materiais apícolas e mel e produtos artesanais, incluindo doces produzidos por mulheres dos municípios Canaã dos Carajás, Curionópolis e São Domingos do Araguaia. Pelo menos 500 pacotes de sementes de hortaliças serão distribuídos aos visitantes. Também serão fornecidas informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e está programada a entrega do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) do município de Nova Ipixuna.


Mais de 300 pessoas devem ser atendidas também com cursos de capacitação promovidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Seter). Na quinta-feira, 1º, haverá a finalização dos cursos que já foram realizados pelo Governo do Estado em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (Sine). Ainda na programação do Pro Paz, no Renato Veloso, os candidatos às vagas de trabalho poderão preencher cadastro e elaborar currículo.


Infraestrutura e saneamento


O Estado está implementado uma série de serviços e obras de saneamento e infraestrutura em Marabá. Ao longo do Governo Itinerante, o governador acompanhará de perto os trabalhos. Em julho deste ano, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) deu início às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário do município, com a construção de uma Estação de Tratamento, que vai atender o Núcleo Cidade Nova. Estima-se que 14 mil domicílios receberão o serviço de coleta de esgoto através das estações elevatórias e de tratamento dos efluentes, com custos de cerca de R$ 86 milhões. Ainda nesta semana, a diretoria da Cosanpa fará uma reunião com a comunidade para esclarecer o projeto físico e social das obras de água e esgoto que serão viabilizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.


Paralelo aos trabalhos na rede de saneamento da cidade, o governo anuncia a retomada das obras no bairro Francisco Coelho, mais conhecido como "Cabelo Seco". O projeto havia sido contratado em 2008, mediante convênio entre o governo do Estado e o governo federal, mas estava paralisado. A previsão é que o reinício das obras seja efetivado no próximo mês, após processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras. Será incluído no projeto de  urbanismo a construção de  um mirante, em local estratégico, na confluência dos Rios Itacaiúnas e Tocantins, que vai se transformar em novo "point" turístico de Marabá, onde a população e visitantes terão oportunidade de apreciar a paisagem da confluência dos Rios Itacaiunas e Tocantins.


A obra de infraestrutura vai construir um cais de arrimo na orla do Rio Itacaiúnas, com extensão de 300 metros, quase chegando ao encontro do Rio Tocantins, além da edificação de um conjunto habitacional com 80 unidades, com toda a infraestrutura necessária, incluindo 1200 ligações de água tratada no núcleo da Marabá Pioneira e 500 unidades de solução individual de esgoto, com fossa e filtro, no mesmo núcleo. O projeto também contempla algumas obras de drenagem no núcleo da Marabá pioneira, conhecida como velha Marabá.


Servidores recebem novo cartão de segurados


O Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep) entrega nesta terça-feira, 30, o novo cartão dos segurados do Iasep. Em cerimônia no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Marabá, às 17h, o presidente do Instituto, Kleber Miranda, apresenta o primeiro cartão magnético do plano dos servidores e anuncia a expansão de serviços na região. Durante o evento, 10 servidores receberão o novo cartão e representarão os 214 mil outros funcionários públicos contemplados com o benefício.


Com tarja eletrônica, o novo cartão do Iasep permitirá ao segurado atendimento médico sem a necessidade de apresentar o contracheque do servidor titular do plano. Com ele, a rede credenciada poderá consultar a situação cadastral e regularidade de contribuições. Ainda no evento, o Iasep dará início à licitação para a construção da nova gerência regional em Marabá e anuncia os novos serviços médicos. Em Marabá, o Iasep retomou o atendimento de urgência e emergência e credenciou duas novas especialidades: oncologia e cirurgia oftalmológica. Além destes, o edital de credenciamento estará ampliando de 28 serviços.


Noite de cultura paraense


Depois do sucesso em São Paulo e Belém, o Terruá Pará chega ao município de Marabá. O show será apresentado dia 1º de setembro, às 20h, na Praça São Félix, na orla da cidade. O público poderá conferir o show na íntegra, com 45 artistas das mais variadas vertentes musicais. A cultura marabaense será representada pelo boi-bumbá Estrela Dalva, um dos mais reconhecidos grupos da região, que fará uma participação especial no show.


Estão no Terruá Pará Gaby Amarantos, Edilson Moreno, Felipe e Manoel Cordeiro, Mestre Solano, Lia Sophia, Luê Soares, Sebastião Tapajós, Charme do Choro, Dona Onete, Pio Lobato, Gang do Eletro, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Carimbó Uirapuru de Marapanim e Paulo André Barata. Eles são acompanhados por uma banda base, formada por alguns dos melhores instrumentistas paraenses: Luiz Pardal (maestro e arranjador), Félix Robatto e Pio Lobato (guitarra), Adriano Sousa (bateria), Calibre (baixo), Esdras Souza (saxofone) e Trio Manari (percussão). Mais informações sobre o Terruá Pará podem ser acessadas www.terruapara.com.br.


Além dessas atividades, ao longo dos três dias de governo itinerante, outras programações estão previstas na agenda do governador Simão Jatene.


Thiago Melo - Secom

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV