MUITO TORÓ PARA O MÊS DE MARÇO NO PARÁ

A previsão do 2º Distrito de Meteorologia (Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Pará para os próximos dez dias de março é de tempo nublado e chuvas a partir de hoje para toda a região Norte. Hoje e amanhã, o tempo deverá ser com registros de chuvas à tarde e à noite na Região Metropolitana de Belém (RMB). As chuvas devem se intensificar nas próximas 48 horas nos municípios que compõem a região litorânea do Estado.
Com base nas previsões meteorológicas, o meteorologista José Raimundo Abreu disse que é possível a subida da maré em Belém, por causa da chegada da lua nova com o reposicionamento do Sol e da Terra. Ele estimou que a maré alcançasse uma altura entre 3,3m e 3,4m hoje ou amanhã. "A lua influencia na maré e a cheia poderá ocorrer ao meio-dia ou então à meia-noite", acrescentou.
ORM


José Raimundo afirmou que um alerta meteorológico foi lançado para as cidades da região litorânea, como, por exemplo, Salinópolis, Soure, Bragança, Marapanim e Curuçá. "As chuvas ficarão entre frequentes e intensas e se prolongarão pelas 48 horas seguidas. Será a região mais castigada. A previsão é que a temperatura caia em até cinco graus. As máximas deverão ficar em 28 graus Celsius nessas cidades", avalia. Segundo ele, os municípios de Medicilândia, Pacajá, Tucuruí e do Baixo Tocantins também serão atingidos pelas chuvas. "Já em Belém, as máximas ficarão em torno de 30º Celsius", completou.
O meteorologista explicou que as chuvas que atingem o Estado neste período são resultado do fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico equatorial, e pela Zona de Convergência Intertropical, que é uma faixa de nuvens formada pela convergência de ventos alísios. Nos 19 dias deste mês, o índice pluviométrico alcançou os 414 milímetros. Abreu acredita que a frequência das chuvas vai ultrapassar a média mensal de 447 milímetros. "Já estamos na média para o mês de março. É bem provável que se chegue aos 500 milímetros nesses últimos dez dias do mês", estimou.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV