A lista de espera do ProUni (Programa Universidade para Todos) será disponibilizada para as instituições de ensino superior em 21 de março, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24). Todos os candidatos inscritos e não pré-selecionados ou pré-selecionados para cursos que não formaram turma farão parte da lista, segundo o texto.
A lista de espera será única para cada curso e turno de cada instituição, independentemente da opção original dos candidatos pela concorrência às vagas destinadas à implementação de políticas afirmativas ou à ampla concorrência. A classificação na lista de espera será realizada considerando a primeira opção de inscrição do estudante.
De acordo com a portaria, caso tenha ocorrido não formação de turma na primeira opção de inscrição do candidato, ele será classificado na opção seguinte, sucessivamente, até a terceira opção de inscrição.
Se houver bolsas disponíveis, as instituições deverão convocar os estudantes da lista de espera para aferição das informações prestadas em suas fichas de inscrição. Os candidatos convocados deverão comparecer às universidades, em local e horário especificados por elas, de acordo com os prazos estabelecidos, devendo atender às mesmas exigências dos candidatos pré-selecionados na primeira e segunda etapas do processo seletivo do Prouni.
O processo de aferição das informações dos candidatos convocados observará os seguintes prazos:
De 21 a 25 de março - aferição das informações prestadas em suas fichas de inscrição;
De 21 de março a 31 de março - registro, pelo coordenador do Prouni ou seu representante, da aprovação ou reprovação dos candidatos, mediante emissão do respectivo termo de concessão de bolsa ou termo de reprovação.
De 21 de março a 31 de março - registro, pelo coordenador do Prouni ou seu representante, da aprovação ou reprovação dos candidatos, mediante emissão do respectivo termo de concessão de bolsa ou termo de reprovação.
Segundo a portaria, cabe ao candidato convocado verificar, na instituição, o local e horário ao qual deve comparecer para efetuar a aferição das informações prestadas na ficha de inscrição.
Segunda etapa de inscrições - A segunda etapa de inscrições para as bolsas do primeiro semestre de 2011 termina nesta quinta-feira. Há bolsas de estudo integrais e parciais, de 50% do valor da mensalidade, em instituições de educação superior privadas.
Os candidatos que se inscreveram na primeira etapa e não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, podem se candidatar novamente.
A primeira chamada será divulgada em 27 de fevereiro e a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada no dia 13 de março. (Orm)