GOVERNO LIBERA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMNETOS

Drogarias populares começam a distribuir de forma gratuita remédios para diabetes e hipertensão
Desde ontem, as redes de farmácias e drogarias conveniadas ao programa "Aqui tem Farmácia Popular", do Ministério da Saúde, começou a oferecer medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. Porém, apesar do Ministério ter anunciado que os 15.069 estabelecimentos iriam aderir ao programa a partir do dia 14 de fevereiro, em Belém, a distribuição dos remédios ainda não chegou a todos os locais cadastrados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que coordena oito farmácias populares na capital, o órgão federal enviou para a cidade menos da metade do número de medicamentos que havia prometido e o suficiente para abastecer apenas quatro unidades: Pedreira, Terra Firma, Jurunas e Bengui. A expectativa é que, até o dia 20 deste mês, as unidades do Guamá, Mosqueiro, Icoaraci e Cabanagem também sejam abastecidas com os produtos.
O titular da Sesma, Sérgio Pimentel, observa, no entanto, que o programa do Governo Federal traz algumas vantagens que podem facilitar a aquisição dos remédios. "A rede privada também participa do programa. Então, onde estiverem inscritos os dizeres ‘Aqui tem farmácia popular’, a população pode se cadastrar e receber gratuitamente. Qualquer pessoa que tenha hipertensão e diabetes pode receber", destaca Pimentel.
Para ele, a população de Belém não corre o risco de ficar sem os medicamentos gratuitos. "Eu acho que não vai faltar. O problema é apenas a logística de distribuição. Já poderíamos ter [os remédios] em oito bairros. Mas como a rede privada também está participando do programa, facilita a distribuição", acredita. orm
Sérgio Pimentel diz, também, que o sistema eletrônico das farmácias populares ainda não está aceitando a distribuição gratuita. "Então, fizemos a dispensa dos medicamentos de graça de forma manual e, depois, quando for disponibilizado, daremos baixa no sistema. Agora, se o Ministério proibir, teremos que parar", revela.
Nos bairros onde os remédios já estão sendo oferecidos, a procura foi grande. Fidelis Alexandre Cordeiro, aposentado de 77 anos, foi atrás do medicamento para hipertensão Atenolol, que está sendo distribuído de graça. "Eu pagava R$ 4 ou R$ 6 por mês com ele. É uma grande diferença", diz.
Para ter acesso aos medicamentos, o paciente deve se dirigir a uma farmácia popular ou estabelecimento conveniado munido de identidade com foto, CPF e receita médica. Quem não puder sair de casa, pode fazer uma procuração para que outra pessoa realize o processo. O prazo de validade das receitas caiu de 180 para 120 dias.
Sesma esclarece falta de medicamentos
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esclarece que os medicamentos para diabetes e hipertensão, que seriam distribuídos gratuitamente a partir de ontem nas farmácias populares ainda não estão disponíveis, pois o Ministério da Saúde e Fiocruz não enviaram o montante necessário para abastecer todas as farmácias de maneira igual.
Ontem, somente as farmácias dos bairros da Pedreira, Jurunas, Guamá e Terra Firme iniciaram suas atividades de dispensa gratuita desses medicamentos. O Ministério da Saúde não justificou o problema no abastecimento, mas se comprometeu em corrigir o ocorrido até o dia 20 de fevereiro.
A Sesma ressalta que assim que a situação do abastecimento destes medicamentos estiver completamente regularizada junto ao Ministério da Saúde será lançado um comunicado através da imprensa para alertar e orientar a população.
Farmácias que já possuem os medicamentos gratuitos

Pedreira - Av. Pedro Miranda nº 1521
Terra Firme
Jurunas
Bengui
As farmácias ou drogarias particulares cadastradas no "Aqui tem Farmácia Popular" também fazem a distribuição gratuita dos medicamentos.
Fonte: Ministério da Saúde.
Remédios disponíveis no "aqui tem farmácia popular"

- Rua Àjax de Oliveira, 50H
- Av. Roberto Camelier, 1072 loja 3
- Rua São Domingos nº 840 entre rua da Pracinha e São João.
Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg
Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml - suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)
Fonte: Ministério da Saúde.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV