ACABOU O MISTÉRIO

Coca-Cola: fórmula é descoberta depois de 125 anos
Muitos tentam copiar, mas o sabor da bebida mais famosa do mundo, a Coca-Cola, é inigualável.  A receita da Coca-Cola, guardada há 125 anos como tesouro pelos proprietários da marca, foi desvendada, segundo um site de notícias. A receita estaria esquecida em uma reportagem sobre o refrigerante, publicada no ano de 1979 pelo jornal "Atlanta Journal Constitution". Na reportagem, aparecia a fotografia de uma garrafa de Coca, citando os ingredientes.  
Um amigo do criador da bebida, John Pemberton, teria escrito à mão a lista de ingredientes em um livro passado de geração em geração. A imagem da reportagem mostra esta lista de ingredientes. A Coca-Cola, que mantém a versão oficial de sua receita em um cofre em Atlanta e só dois funcionários têm a chave, não confirmou se a composição publicada é a correta.
A parte mais reveladora da lista é a que explica como misturar o 7X, substância que só representa 1% da bebida, mas que é crucial para dar o sabor característico. Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias:
 - 8 onças de álcool (Nos EUA, uma onça líquida é uma medida que equivale a cerca de 29,57 ml);
- 20 gotas de óleo de laranja;
- 30 gotas de óleo de limão;
- 10 gotas de óleo de noz moscada;
- 5 gotas de óleo de coentro;
- 10 gotas de óleo de neroli - das flores da laranjeira amarga;
- 10 gotas de óleo de canela.
O restante da bebida é elaborado com:
- 3 onças de ácido cítrico;
- 2 onças e meia de água;
- uma de cafeína;
- uma de baunilha;
- duas pintadas de suco de lima;
- uma onça e meia de bala para dar cor;
- e uma quantia de açúcar, ilegível na lista.
A receita original incluía três copos de extrato de fluído de coca, ingrediente que foi retirado do composto no início do século XX, após muitas críticas contra a droga.
Site época

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV