BLOG DO BORDALO


PSDB A CAMINHO DO CADAFALSO
Nessa semana política paraense, mais evidências demonstram o enfraquecimento do campo tucano, que sequer pode ser chamado de "demotucano", haja vista a debandada do casal Pires Franco da candidatura do ex-governador Simão Jatene, por este querer, mas não ter comando do próprio partido para aceitar a ex-vice-governadora Valéria Pires como nome para a chapa do Senado, numa coligação PSDB-PPS-DEM.
Por outro lado, a imprensa local repoduziu abundantemente a crise instalada em o senador Flexa Ribeiro, que é mais empresário do que político, pois se elegeu sem votos como suplente do prefeito Duciomar Costa (PTB), e o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB). Flexa queboru acordo para transferir a presidência estadual do partido para Zenaldo, que prometeu não se engajar na campanha de "reeleição" do ex-presidente da FIEPA.
o senador Flexa Ribeiro não aceita Valéria Pires na chapa com ele, pois quer conquistar o segundo voto ao Senado do presidente do PMDB paraense, deputado federal Jáder Barbalho, e Valéria aperece bem posicionada nas pesquisas (assim como aparecia para a disputa municipal de 2008, então sem alardes...), colocando o atual senador tucano de escanteio nas intenções voto, no lugar de "traço nas pesquisas" de onde ele jamais saiu.
Contudo, Jatene, além de não comtrolar seu próprio partido, o que é uma enorme desmoralização enquanto candidato que quer e precisa mais do que nunca passar confiança à população, não pode brigar com Flexa Ribeiro, pois - é notório - como ex-presidente da Federação das Indústrias do Pará, ele exerce papel chave para arrecadar apoios de peso para a chapa tucana.

Do lado daqui, a bonança

Como vocês podem ver, os tucanos, isolados, estão num mato sem cachorro e enquanto isso avançam os entendimentos do PT com o PMDB e PTB, este podendo indicar o empresário Fernando Yamada na vaga suplente do companheiro Paulo Rocha. O prefeito Duciomar, astuto que é, não deve esticar a corda para inviabilizar esse acerto.
Para além desse diálogo, são boas as conversas com O DEM e já fechamos um amplíssimo campo de aliados, unindo PR, PDT, PV, PRB, PMN e PHS, além dos aliados históricos PC do B e PSB.
A rejeição da governadora despenca e a intenção de voto cresce, assim como a de Dilma e a popularidade do presidente Lula. O cenário eleitoral nunca esteve tão bom para o PT.

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV