DETRAN DO PARÁ ESTÁ PARALIZADO



Muitos usuários que procuraram os serviços do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), em Belém, foram surpreendidos com a paralisação dos servidores do órgão na manhã de ontem (1º). A categoria decidiu , em assembleia, cruzar os braços por 48 horas em todo o Estado, por isso os serviços nesta terça-feira (2) também devem ser paralisados.
Ontem, a maioria dos guichês estava vazio no Detran-PA. Apenas os funcionários temporários, um grupo que não chegava a 10 pessoas, realizaram atendimentos à população, que formou longas filas que ultrapassaram até a área externa do prédio, localizado na rodovia Augusto Montenegro. 
 O auxiliar de almoxarifado Francimildo Pinheiro Rodrigues, de 28 anos, disse que chegou ao local pouco depois de 7h30, mas só conseguiu obter o documento para o emplacamento de sua motocicleta por volta das 11h. 'Eu praticamente perdi uma manhã inteira só para pegar esse boleto aqui', reclamou. E as filas não se limitavam ao interior do prédio do Detran-PA. 
 
Na área próxima ao estacionamento, vários carros enfileirados aguardavam a chegada de peritos do órgão para fazer a vistoria dos veículos. 'Não temos outra alternativa para sensibilizar a população e os gestores a não ser paralisar os serviços', justificou a vice-presidente do Sindicato do Servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Sindetran), Elizabeth Carvalho de Oliveira. 'Os usuários pagam altas taxas e recebem em troca um serviço precário porque as nossas condições de trabalho são mais precárias ainda', disse. O diretor-geral do Detran-PA, Walter Pena, chegou a se reunir com os manifestantes durante a manhã e assegurou que medidas seriam tomadas diante das reivindicações. Ele pediu aos trabalhadores que retomassem os postos, mas não foi atendido. 'Estamos há 2 anos em rodadas de negociações com o governo do Estado, aguardando por medidas concretas, mas que não saem do papel. Enquanto isso os servidores padecem com a falta de estrutura e de gestão', explicou a vice-presidente do Sindetran. 
 O presidente do Sindetran, Élison Oliveira, disse que uma das preocupações da entidade é com a falta de segurança dos agentes de fiscalização de trânsito, considerando que não contam nem com adicional de risco vida. 'Muitos agentes de trânsito sofrem ameaças diárias no trânsito, então não entendemos o porquê de servidores de outros órgãos de segurança receberem o adicional e os de Detran-PA não', disse. Trabalhadores se reúnem hoje em ato na frente de secretaria Os servidores do Detran-PA irão se reunir hoje em um ato em frente ao prédio da Secretaria de Administração (Sead), às 9 horas, na expectativa de serem recebidos pela titular da Pasta, Alice Viana, e assim obter o documento que estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Na pauta de reivindicações do Sindetran estão melhores condições de trabalho, realização de concurso público, garantia de adicional de risco de vida para os agentes de fiscalização, além da criação do plano de cargos, carreira e remuneração (PCCR). Em todo do Estado, 1.300 servidores fazem parte do quadro funcional do Detran. A maioria se concentra na capital, onde há maior adesão à paralisação. Em nota, a Secretaria de Administração (Sead) informou que os servidores obtiveram um reajuste médio de 107%, e que está em análise, na Procuradoria Geral do Estado, a proposta de Plano de Carreiras e Remuneração que irá estabelecer o sistema de promoções na carreira dos servidores do Detran. Fonte: Jornal Amazônia

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV