Com esta adesão, a coligação união por uma nova Belém vai disputar o segundo turno com 12 partidos
O Partido Popular Socialista (PPS) anunciou ontem apoio ao candidato Zenaldo Coutinho (PSDB), da coligação União por Uma Nova Belém. A aliança foi firmada na sede do PPS e contou com a presença de grande parte dos correligionários da legenda, do deputado federal e ex-candidato à prefeitura de Belém, Arnaldo Jordy, do vice-governador, Helenilson Pontes (PPS), do governador Simão Jatene, de vereadores eleitos pelo partido, além de representantes de outras legendas. Segundo apontou Zenaldo Coutinho, os tucanos não têm mais interesses em coligar com nenhum outro partido neste pleito. Além do PSDB, a coligação União por Uma Nova Belém teve no primeiro turno o PSD/PSB/PSDC/PRT/PTC/PT do B/PMN. Já no segundo turno ingressaram PV/PP/PSC/PRB e agora o PPS. Também prestou apoio ao peesedebista o ex-candidato à prefeitura de Belém, Marcos Rêgo (PRTB), embora a sua legenda tenha acatado a orientação nacional de apoiar o Psol.
"É preciso pensar que a Região Metropolitana de Belém tem que crescer em conjunto. Por isso é necessária a construção de um novo momento. Hoje, encerramos as alianças partidárias", argumenta. Coutinho disse que somente a união poderá tirar Belém do que ele chamou de "caos de 16 anos", e disse que um dos pontos fortes de seu governo será a saúde. "É com entusiasmo que acolho o PPS em nossa coligação", asseverou. O governador Simão Jatene fez questão de lembrar que Helenilson Pontes, seu vice, é do PPS. Ele disse ainda que acha totalmente possível transformar velhos problemas em desafios superáveis. "Somos capazes de criar condições de dignidade. Muito se falou em saúde nesta campanha, mas é imprescindível destacar que não se resolve o problema da saúde sem cuidar da atenção básica. E o município é o ente que está mais próximo do cidadão, presente no dia-a-dia das pessoas", comenta. orm
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) apoiará Edmilson Rodrigues, conforme orientação do Diretório Nacional, presidido pelo ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Levy Fidelix. O PRTB também deve anunciar ainda hoje uma possível punição à Rego, que contrariou as determinações da legenda. Também hoje o Partido Trabalhista Nacional (PTN) anuncia apoio à coligação Belém Nas Mãos do Povo, no comitê de campanha do Psol.