DEZ MORTES EM ACIDENTE NA ALÇA VIÁRIA




Micro-ônibus que levava pacientes de hemodiálise e acompanhantes se choca com carreta na Alça Viária
Manobra perigosa provocou um grave acidente por volta das 16h50 de ontem no km 20 da rodovia Alça Viária, vitimando dez pessoas, entre as quais duas crianças. De acordo com o motorista do micro-ônibus envolvido no acidente, Carlos Alberto Loureiro da Silva, de 41 anos, ele tentou ultrapassar um veículo menor, mas calculou errado e não conseguiu, brecando em seguida e tentando voltar para a faixa em que estava. Com a manobra, ele perdeu o controle da direção e colidiu de frente com uma carreta. Além disso, chovia bastante na hora do acidente.
Ainda segundo o motorista, 17 passageiros estavam no micro-ônibus de placas MXD 4584, alugado pela Prefeitura Municipal de Tailândia, que emitiu nota de pesar sobre o acidente contabilizando 24 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. O veículo transportava pacientes que faziam tratamento de hemodiálise em Belém e, no momento do acidente, retornava para o município de Tailândia. Com o impacto, o motorista da carreta de placas JTB 2150, ainda não identificado, teve morte instantânea e vários passageiros do micro-ônibus foram projetados para fora do veículo. orm


Segundo a comerciante Simone do Socorro, de 39 anos, moradora há nove anos da comunidade Jabaquara, que fica em frente à ocupação Estrela da Manhã, onde ocorreu o acidente, o estrondo assustou os moradores, que se depararam com os corpos no chão e muitas pessoas gritando e pedindo por socorro.
"Era uma cena horrível. Eu estava trancada dentro de casa na hora da chuva e por isso não vi como aconteceu o acidente. Quando ouvi o barulho (da colisão) sai correndo em direção à janela e vi aquela cena trágica. Ainda não tinha presenciado um acidente tão feio como este, mas acidentes graves neste trecho da Alça Viária não são raros", disse Simone.
Onze ambulâncias ajudaram a socorrer os feridos, sete do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e quatro do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), 16 vítimas deram entrada no hospital, em Ananindeua, inclusive uma criança de 11 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois. Três vítimas chegaram em estado grave e uma delas também morreu. Quatro eram menores, com idades entre 3 e 11 anos.
Os identificados pelo hospital são Carlos Otávio Tavares da Silva, que teve alta; Ismael Gonçalves Pereira; Eva dos Santos Bento; Antonia Braz Santiago, de 41 anos; Daniel Barbosa Barbalho, de 62 anos; Eunice Tavares da Silva; Danila Mendonça Barbalho; Erismar de Souza Chaves, de 48 anos; Francisco de Assis Araujo da Silva; Eliane Slongo, de 47 anos; e Antonia Linhares. Os desconhecidos são crianças de 3, 8 e duas com 11 anos, além de uma mulher.
Pesar - O prefeito de Tailândia, Gilberto Sulfredini, divulgou nota de pesar à imprensa e à população do município. Na nota, ele garante que a prefeitura está prestando assistência psicossocial às famílias das vítimas.
Motorista responderá em liberdade
O acidente foi registrado na 15ª Seccional Urbana de Marituba, onde foi instaurado um inquérito. Segundo o delegado Luiz Nicacio, da Delegacia do Acará, vinculada à Superintendência Regional do Baixo-Tocatins, o motorista do micro-ônibus deverá responder a ocorrência em liberdade.
"Até agora não houve testemunha ocular do acidente e, noutro momento, vamos conversar com os feridos para saber o que de fato ocorreu. No mais, ainda é cedo para acusar ou determinar as causas do acidente, por isso a importância dos peritos do IML (Instituto Médico Legal) nestes casos. O inquérito, inclusive, já foi instaurado e, se for confirmada a culpabilidade de Carlos Alberto, este será indiciado na condição de crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar", adiantou o delegado Luiz.
Desatrelamento de carga esmagou condutor da carreta e pedestres
Conforme avaliação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), além do forte impacto, o desatrelamento de três dos quatro cabos de aço que eram transportados na carreta agravaram ainda mais o acidente. As cargas, que pesavam cerca de cinco toneladas cada, esmagaram a cabine da carreta e não ofereceram chance de sobrevivência ao motorista e outras três pessoas que estavam no asfalto. As equipes de perícia e remoção do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves chegaram ao local do acidente por volta das 18 horas.
O caminhoneiro Evanildo de Brito Neto, de 48 anos, que diriga logo atrás da carreta que sofreu o acidente, disse que não era possivel ver nada. "Tanto eu quanto o motorista da carreta devíamos estar a 40 km/h, pois com a chuva não havia condições dos veículos desenvolverem velocidade. Quando eu escutei o barulho só tive reflexo para brecar. Apesar da chuva forte, eu vi a carga desatrelando e rolando por cima da cabine do motorista e rebatendo na lateral do micro-ônibus, mas nessas horas você não consegue raciocinar, parecia um filme", disse.



 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV