INQUIRIÇÃO DE SECRETÁRIOS NÃO ESTÁ DANDO RESULTADOS E EMPERRAM A PAUTA DA CÂMARA DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

Engenheiro Barata foi um dos secretários
ouvidos pela câmara hoje
Hoje foi um dia não muito produtivo na câmara de São Miguel do Guamá por conta da inquirição de dois secretários do governo Cacau. A pauta daquela casa que deveria apreciar importantes projetos, inclusive do executivo, foi transferida para a próxima sessão que tem em sua programação a ida de mais dois secretários. A polêmica surgiu quando do término da inquirição do secretário de infraestrutura engenheiro Francisco Barata, onde as lideranças votaram sobre a permanência da inquirição do secretário de agricultura, dando seguimento aos andamentos da sessão ordinária e a marcação de nova data, o que foi reprovado pela maioria.
No meio do imbróglio, o vereador do PSDB Júnior lira, apesar de ter votado no requerimento que convocou os secretários na forma atual, lembrou que os secretários teriam de ter sido ouvido apenas pelas comissões permanentes relativas a cada secretaria deixando as quartas-feiras para a análise de proposições que requerem urgência. Outra forma de convocação seria a da Sessão Especial que é regimental.

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA DÁ EXPLICAÇÕES SOBRE CANTEIRO
Obra que está causando polêmica no município.
Foto: Facebook Harlem Pherreira
O que era para o secretário de infraestrutura engenheiro Francisco Barata repassar aos vereadores os diversos assuntos relativos a sua pasta ficou limitado ao polêmico canteiro construído na avenida Magalhães Barata com a Pio XII, centro comercial, que até o momento não mostrou sua eficácia. Os vereadores foram unânimes em reprovar a construção e disseram que quem deveria estar ali para dar explicações aos vereadores deveria ser o prefeito e não o secretário. O vereador do PSB Francisco Chagas, autor da denúncia junto à promotoria do município foi o mais revoltado quando o secretário disse que “um morador queria derrubar o canteiro”. Chagas respondeu dizendo que “essa pessoa teve sangue de barata ... se fosse na frente da minha casa, poderia até ser preso, mas tiraria na marra”. Já o vereador do PSDB Júnior Lira, sugeriu um aditivo financeiro ao projeto para sua melhor aplicação e aprovou a rotatória feita no local e se manteve com reservas com relação ao polêmico canteiro. O vereador Jairo Brasil, se preocupou da construção ficar em frente de uma residência o que poderia impedir a entrada e saída do veículo da família. O secretário deu suas explicações técnicas, disse que o projeto é do governo do Estado e que cabia a prefeitura apenas sua execução. Falou aos vereadores que irá oficiar o Departamento de Trânsito do Estado-DETRAN para que envie um técnico ao município para que juntos com as autoridades locais, achem um desfecho favorável à obra.
Aproveitando a oportunidade, o secretário fez um balanço de suas realizações e mostrou sua preocupação com as estradas da zona rural que precisam ter seus “guard rail” elevados, com o quilômetro quatro da Magalhães Barata que tiveram de fazer uma reparação que pode não dar certo e que sua execução deveria ser feita pela Secretaria de Estado de Transportes-SETRANS. Finalizando, Barata disse que já está cuidando da substituição das luminárias públicas e da recuperação de ramais em algumas localidades da zona rural. Jango Matos

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV