IGARAPÉ PATAUATEUA: VÃO DEIXAR MORRER MESMO ?

Foto: BrunoPraraense
 
O Igarapé Patauateua, em São Miguel do Guamá, nordeste paraense, vem sofrendo com o desmatamento somado à criação de gado e aterramento da PA 322, que estão tornando o igarapé raso e sem vida.
Segundo o morador Raimundo Nonato da Silva Pereira, o igarapé Patauateua não vem recebendo a devida atenção pelo poder público e moradores.
Um dos locais onde os igarapés estão mais ameaçados é próximo o centro do município. Há acúmulo de lixo e esgoto doméstico. “Na maior parte de São Miguel o esgoto não é tratado”, relata Raimundo.
O igarapé Patauateua que tem aproximadamente 4 km de extensão, tendo a maior parte de seu leito na área urbana é um dos mais afetados.
Outro grande destruidor de igarapés, segundo ele, é o desmatamento. “Quando a mata é retirada, as chuvas levam areia para o leito do Igarapé, deixando-o mais raso. Além disso, a falta de vegetação na beira d’água aumenta a temperatura dos córregos, impedindo que animais vivam ali”.
Diante desta situação, os moradores estão organizando uma ação de recuperação do manancial, que ocorrerá de 1 a 5 de abril, com o objetivo de  chamar a atenção e salvar este igarapé que tem grande  importância para o município.

Antonio Santos/DOL, com informações de Bruno Paraense/
Correspondente Diário do Pará

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV