GOVERNO DO PARÁ LANÇA EDITAL PARA FORTALECER PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

O Governo do Estado lançou o edital para a concessão de quotas de bolsas de mestrado e doutorado às instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, sem fins lucrativos e sediadas no Estado. A proposta já pode ser acessada por meio do site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), agência responsável pelo fomento.
O presidente da Fapespa, Mário Ribeiro, destacou que a mudança de filosofia no Governo Jatene é radical. E, fortalecer a autonomia das universidades e dos institutos de pesquisa que estão se instalando no Pará é fundamental, “as universidades e os institutos podem chegar com muito mais expertise em locais onde o Governo não tem acesso”, destacou Mário.
O gestor da Fundação ressaltou, ainda, que são essas entidades que conhecem as deficiências e carências que precisam ser corrigidas, nas áreas de conhecimento puro e aplicado. Cabe ao Governo ir ao encontro dessas aspirações, fortalecendo-as, incentivando-as e protegendo-as. "Não existe crescimento econômico sem estar amparado no ativo conhecimento. É urgente fazer acumular cada vez mais esse ativo, pois, ele tem transbordamentos para toda a economia”.
Cerca de R$ 3,7 milhões, oriundos do Programa Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável da Fapespa, que compõe o Plano Plurianual (PPA), serão aportados com o objetivo de fortalecer os programas de pós-graduação das instituições de Ensino Superior (IES) paraenses, reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Simone Campos - Ascom Fapespa
As propostas devem ser apresentadas, por meio de formulário on line, disponível no site da Fapespa (www.fapespa.pa.gov.br), de acordo com o cronograma descrito no edital. A Fapespa alerta quanto à necessidade de realização e atualização dos dados cadastrais. Informações detalhadas podem ser acessadas no próprio site da Fundação.
Simone Campos - Ascom Fapespa

 
BLOG ARIEL CASTRO © 2012 | Designed by NOVA CV